Há "comments" que são demasiado importantes para ficarem escondidos

A Elfriede Engelmayer é de fato uma importante referência para o olhar acadêmico desta rica produção poética do cancioneiro de Zeca Afonso. Em minha tese, escrevi a seguinte crítica:”Enquanto no Brasil esta produção musical é elevada a uma das mais representativas fontes de análise histórica, sociológica, literária e antropológica, em Portugal, a chamada canção popular portuguesa, não tem sido objeto privilegiado de análise por estas diferentes áreas do conhecimento. As letras das canções brasileiras foram equiparadas à poesia, analisadas, publicadas e exploradas pelo mercado editorial e não apenas pela indústria fonográfica. Em Portugal, as letras das canções não aparecem citadas em livros didáticos e em outros de cunho acadêmico, indicando mesmo um desprezo (ou desconhecimento) pela rica produção poética daí advinda. Os compositores José Afonso e Sérgio Godinho, por exemplo, tiveram suas letras reunidas e publicadas entre as décadas de 1970 e 1980, porém, de forma muito incipiente. Um sinal claro da ausência de pesquisas acadêmicas sobre a canção portuguesa está no fato de haver até o momento uma única dissertação sobre o tema da canção de intervenção em Portugal, no caso, a obra Canto de Intervenção (1960-1974), de Eduardo Raposo, publicada no ano de 2000. Houve ainda dois outros trabalhos acadêmicos, mas desta vez unicamente sobre José Afonso, realizados em Viena de Áustria (Utopie und Vergangenheit: Das Liedwerk des portugiesischen Sangers José Afonso. Elfriede Engelmeyer. Editora da Universidade de Viena, 1985, 267 páginas. Esta é a primeira tese sobre os textos de José Afonso, apresentada em 1983 na Universidade de Viena/ Áustria) e na Itália (La “Canção de Intervenção” e L’Opera Lirico-Musicale di José Afonso. Tesi di Laurea in Lingua e Letteratura Portoghese. Relatore: Chiar.mo Prof. Roberto Vechi. Presentata da: Nicolleta Nanni. Anno Accademico 1998/ 9) encontrados na Associação José Afonso (AJA).”

Alexandre Fiuza (Brasil)

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2 Comentários para “Há "comments" que são demasiado importantes para ficarem escondidos”

  1. Há mais teses em português/alemão sobre a canção de intervenção/José Afonso, nas faculdades de Bona e Antuérpia, pelo menos. Uma delas (a de Antuérpia) está nos arquivos da AJA e a outra foi entregue à AJA e “desapareceu”… A sua autora chama-se Sybille Chemnitz (UNIVERSIDADE DE BONA/1987)..
    Dão-se alvíssaras!

  2. Essas teses deviam ser "acessibilizadas", ou seja, deviam estar disponíveis a um público mais alargado.

    Que contributo podemos dar para que isso seja uma realidade?

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