Festival José Afonso

Festival José Afonso reúne artistas da cidade e do panorama nacional

Cuca Roseta, Cristina Branco, Vitorino e Janita Salomé são algumas das presenças do Festival José Afonso, que a Câmara de Coimbra promove de quinta-feira a sábado, após cinco anos de interrupção.
“Foi aqui que José Afonso nasceu para a música e a poesia”, realçou hoje à agência Lusa a vice-presidente Maria José Azevedo Santos, que detém o pelouro da Cultura da autarquia de Coimbra.
José Afonso representa “este cariz absolutamente singular e único de Coimbra no panorama ibérico”, acrescentou.
“Esta figura ímpar da cultura portuguesa não necessita de pretextos para ser lembrada, celebrada ou recriada, todavia, o ano que corre está intimamente associado ao 25º. aniversário do seu falecimento”, segundo Maria José Azevedo Santos.
A autarca salienta ter cabido a Coimbra “o privilégio de ter recebido” José Afonso “ainda muito jovem, o que permitiu moldar-lhe o paradigma de um pensamento marcado por uma cultura vasta, uma inteligência irrequieta, um poder criativo, fecundo, enfim, uma paixão pela palavra escrita, cantada ou falada, tudo sem limites”.
No primeiro dia do festival de música, na quinta-feira, “jovens músicos de Coimbra recriam José Afonso no Centro Cultural D. Dinis”.
Neste espaço dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (UC), na Alta da cidade, vão atuar, a partir das 21:30, a Banda BioPsia, o Grupo de Cordas Castiças do Centro Cultural, Desportivo e Social de S. Frutuoso, o Coro Misto da UC, João Queirós e Rui Damasceno (poesia).
Na sexta-feira, à mesma hora, o grupo Cordis realiza um concerto com vários convidados, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, na base do “diálogo entre o piano e a guitarra portuguesa”.
Constituído por Paulo Figueiredo (piano) e Bruno Costa (guitarra), o duo vai atuar com Luís Formiga, Luís Oliveira, João Gentil, Vasco Alves, Edjam, Nuno Silva e o Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro, além das vozes de Ana Sofia Varela, Sofia Vitória e Cuca Roseta, cabendo a coreografia a Paula Fidalgo.
O concerto de encerramento, no sábado, no Teatro Académico de Gil Vicente, é da responsabilidade do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, com a participação de mais convidados.
Passarão pelo palco, a partir das 21:30, Octávio Sérgio, Rui Pato, Durval Moreirinhas, Lopes de Almeida, Ricardo Dias, Mário Delgado, Alexandre Frazão, Bernardo Moreira, Janita Salomé, Vitorino Salomé e Cristina Branco.

Agência Lusa

some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2019 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes