(Coimbra) Livro “Resistir é preciso” de Alípio de Freitas apresentado no Pavilhão Centro de Portugal, dia 17 de março

_IMG1834-CARTAZ-LIVROS-ALÍPIO-FREITAS-versão-II-1300-fb

O Núcleo de Coimbra da Associação José Afonso (AJA), em parceria com a Orquestra Clássica do Centro, organizam um evento no Pavilhão Centro de Portugal no dia 17 de Março pelas 16.30h, para apresentação do livro “RESISTIR É PRECISO” de Alípio de Freitas , bem como do livro ” PALAVRAS DE AMIGOS, com textos a ele dedicados. Simultaneamente estará em exibição uma Exposição sobre a vida de Alípio de Freitas, organizada pela AJA.
Alípio de Freitas lutou contra a ditadura no Brasil, razão pela qual foi preso longos anos, o que despertou a admiração e solidariedade de José Afonso, que lhe dedicou a canção que leva o seu nome e diz: “Baia da Guanabara/Santa Cruz na Fortaleza/ Está preso Alípio de Freitas/ Homem de grande firmeza”… “Na prisão de Tiradentes/Depois da greve de fome/ Em mais de cinco masmorras/Não há tortura que o dome”… Esta canção foi decisiva para despertar a consciência sobre a situação deste Português no Brasil, contribuindo para uma mobilização internacional sobre a situação dos presos políticos e, de certo modo, para a posterior libertação de Alípio de Freitas. Entre eles criou-se um elo de profunda amizade, tendo Alípio sido sócio fundador da AJA e seu presidente.
“ Resistir é Preciso – Memória do tempo da morte civil do Brasil”, escrito após libertação foi, à época, o primeiro livro de denuncia da tortura e violência policial da ditadura militar brasileira, continuando hoje a ser um texto importante para que não se apague a memória desses tempos , e uma forte mensagem para que não se consinta que novas ditaduras aconteçam .
“ Alípio de Freitas – Palavras de amigos “, criado com textos de amigos, é revelador de quão importante ele foi para os que com ele partilharam momentos e projectos.
A exposição “ Alípio de Freitas – Muitas vidas numa só” mostra o percurso e acção ao longo da vida deste Homem inigualável, que dedicou toda a sua vida aos mais pobres e mais fracos e à defesa da liberdade, porque acreditava que um mundo melhor era possível.
VEM E TRAZ UM AMIGO!

some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2019 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes