Versões III – Jacinta

Jacinta foi a primeira portuguesa a gravar com o selo da Blue Note, uma das mais conceituadas editoras de jazz do mundo. Teve um passado de composição clássica e chegou até a ser vocalista de um grupo de rock sinfónico, mas foi no jazz que encontrou a energia musical.

“Day Dream” é o segundo álbum. Um disco feito de muitos dias a sonhar que resultaram num “repertório que eu sempre amei como um suprasumo do repertório. É com grande satisfação que vejo estes temas, tocados desta maneira, (…) é a realização de um sonho, mesmo”, diz a cantora.

Com o incentivo do célebre músico e produtor norte-americano Greg Osby, Jacinta arriscou marcar a diferença em relação ao primeiro disco. Em “Day Dream” dá voz a composições brasileiras de António Carlos Jobim, Djavan, Ary Barroso ou Tânia Maria.

E porque a universalidade da música permite embalar qualquer um, independentemente de significados ou idiomas, Greg Osby lançou mais um desafio à cantora.

“Lá fui eu à procura de uma canção de embalar que fosse conhecida por Portugal inteiro e, claro, a canção de embalar de Zeca Afonso está acima de qualquer outra. (…) A primeira vez que (os músicos) ouviram foi no dia anterior às gravações. Foi o único tema que o pianista fez questão de levar para casa para estudar”, afirmou.

Aquilo que parecia um pesadelo para a cantora de jazz tradicional acabou por revelar-lhe que é preciso sonhar mais alto. Em português. O disco inclui cinco versões de Duke Ellington, com letras de Tiago Torres da Silva.

“Não conseguia imaginar bom jazz cantado em português. (…) Quando vi as letras fiquei completamente siderada e apaixonada e acho que algumas delas até resultam melhor do que os próprios originais”, admitiu Jacinta.

Onze músicas, num disco mais uma vez com o selo da Blue Note e novamente gravado nos Estados Unidos

some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2019 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes