(Setúbal) Programa “Por Terras de Zeca” assinala, entre os dias 12 e 20 de Abril, os 90 anos do nascimento de José Afonso

JoseAfonso

“Por Terras de Zeca”, com exposição, apresentação de livro e de dois CD inéditos, espetáculo musical, workshop e animações de leitura, assinala em Setúbal, entre os dias 12 e 20 de abril, o 90.º aniversário do nascimento de José Afonso.


O programa, inserido nas Comemorações dos 45 anos do 25 de Abril, tem início no dia 12, às 18h00, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, com a inauguração da mostra “Por Terras de Zeca”, com trabalhos do ilustrador Pedro Sousa Pereira.

A exposição pode ser visitada até 28 de abril, à quinta, sexta e sábado das 10h00 à 01h00, e ao domingo, terça e quarta das 10h00 às 22h00.

Segue-se, meia hora depois, a apresentação de “José Afonso ao vivo”, um conjunto composto por um livro de Adelino Gomes, um vinil e dois CD com concertos inéditos de Zeca Afonso, realizados a 4 de maio de 1968, no Teatro Avenida, em Coimbra, e a 23 de fevereiro de 1980, no Salão da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, Viana do Castelo.

À noite, estreia-se às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, um espetáculo musical que percorre, ao longo do ano, todo o país, com o objetivo de homenagear a obra do cantautor e poeta que completaria este ano 90 anos.

As composições mais conhecidas de Zeca Afonso, como “Verdes são os campos”, “Que amor não me engana”, “Índios da Meia Praia” e “Venham mais cinco”, surgem revestidas de novos arranjos, aliadas a temas originais e a composições menos conhecidas do público, como “Papuça”, “Lá no Xepangara” e “Ali está o rio”, com arranjos e direção musical de Davide Zaccaria.

Em dueto, em quarteto ou a solo, durante aproximadamente uma hora e vinte minutos, os temas são interpretados por Zeca Medeiros, Filipa Pais, Maria Anadon e João Afonso, acompanhados por Davide Zaccaria, na guitarra acústica e no violoncelo, Armindo Neves, na guitarra elétrica, Pedro Batalha, no baixo, e André Sousa Machado, na bateria.

Os bilhetes para o concerto de tributo a Zeca Afonso, com o custo de 11 euros para a plateia e 9 para o balcão, estão à venda no Fórum Municipal Luísa Todi e em www.bol.pt.

O programa comemorativo do 90.º aniversário de José Afonso prossegue no dia 13, às 15h00, na Casa da Cultura, com um workshop de ilustração conduzido por Pedro Sousa Pereira, no âmbito da exposição “Por Terras de Zeca”.

A iniciativa dá a conhecer a vida de José Afonso através da obra de Pedro Sousa Pereira e de uma nova forma de olhar para as letras de Zeca Afonso e dos valores que marcaram a história da Liberdade em Portugal.

Inserida, igualmente, no programa da exposição há uma animação de leitura para famílias com crianças entre os 3 e os 10 anos, do ciclo de animações “Às Páginas Tantas…Quantas?”, no dia 20, às 15h30, na Casa da Cultura.

As duas iniciativas são de participação gratuita, mediante inscrição através dos contactos 265 236 168 e casacultura@mun-setubal.pt.

aqui: https://www.mun-setubal.pt/programa-festeja-90-anos-de-jose-afonso/

some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2019 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes