Porto de Mós faz tributo a Zeca Afonso

Teatro, música e fotografia celebram Zeca Afonso em Porto de Mós, nos dias 24 e 25 de Abril.

Porto de Mós leva arte à população para homenagear, nos próximos dias 24 e 25 de Abril, o cantor e compositor Zeca Afonso, falecido há 20 anos. A peça de teatro Zeca Afonso – Menino D’Oiro, o concerto do grupo Abracadabra e a exposição fotobiográfica do músico marcam os festejos da cidade.

No dia 24 de Abril, terça-feira, no Cine-Teatro Municipal, pode assistir-se à representação de Zeca Afonso – Menino D’Oiro, um projecto do Círculo de Arte e Recreio de Guimarães, que envolve 62 actores de cinco grupos de teatro de amadores. O nome da peça remete para a canção Menino D’Oiro, incluída num dos dois EP intitulados Baladas de Coimbra, de 1963.

O evento encerra, no dia 25 de Abril, com a actuação do grupo musical Abracadabra, às 16h30, no Jardim Municipal de Porto de Mós, que durante toda a tarde interpretará temas da autoria de Zeca Afonso. Paralelamente, pode ver-se a exposição fotobiográfica de José Afonso cedida pela Associação José Afonso, sedeada em Setúbal. A exposição é de carácter itinerante e acompanhará todas as actividades do evento.

Foi a canção Grândola Vila Morena, do disco Cantigas de Maio de 1971, que notabilizou Zeca Afonso como cantor de música de intervenção. A música foi composta como homenagem à Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense e foi a segunda senha a passar, às 0h20 do dia 25 de Abril de 1974, no programa Limite da Rádio Renascença. Era o sinal para o arranque das tropas mais afastadas de Lisboa. A primeira senha foi a canção E depois do Adeus, de Paulo de Carvalho, ouvida no rádio às 23h.

Luísa Patrício 16-04-2007

some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2019 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes