Participar – Revista AJA nº5 1989

…mais um apelo, mais um apelo revisitado, desta vez sobre a participação. Actual? Sempre.

As associações são como as marés. Enchem e vazam. Um esforço a mais pedido a cada um dos poucos que se atarefam em redor de actividades particularmente absorventes, tem o seu reflexo numa espécie de maré baixa, em que se reconstituem os novos equilíbrios do esforço colectivo e individual.

O associativismo em Portugal – e não sabemos se fora o será também – é isso mesmo: uma difícil gestão das pessoas disponíveis, das horas disponíveis, dos tostões disponíveis, e também dum capital moral que o quotidiano tende a dissolver no diluente da tecnocracia ou do consumismo pessoal ou, simplesmente, do comodismo.

Este número da revista é testemunho dum desses refluxos, que oferece ao menos a vantagem de se poder olhar o fundo, antes coberto duma superfície azulina, ou seja, a oportunidade dum balanço. De facto, sai com sensível atraso. Se daqui passarmos ao campo das restantes práticas, tardam algumas soluções. Especialmente porque a questão do espaço de que carecem, dito noutros termos, a sede, se mantém em aberto, não obstante os últimos e propiciatórios desenvolvimentos do assunto, a que voltaremos se e quando algo de mais concreto surgir.
Apesar disto, desta limitação espacial, sempre foi possível desenvolver um programa de acção, em que desde o início, de resto, nos empenhámos. Ultrapassando a rotina que, também aqui, espreita, insidiosa, se for fechado e estreito o círculo em que nos movemos.
Não. Abrir sobre o corpo associativo as janelas e nutrir-se dele, da sua seiva renovadora, é o espírito que se quer, se não associacionista, pelo menos da A.J.A.
A participação possível dos associados. Participação desde logo na elaboração da revista, cujo pedido se renova. Participação através das sugestões e reparos. Participação no alargamento dos nossos horizontes sociais, na dinamização local. Participação na revelação ou fornecimento de elementos etnográficos ou simplesmente noticiosos referentes a José Afonso, etc.. Participação, em suma, de tantas e tão diversas maneiras. Participação.

some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2019 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes