Nova peça de teatro para José Afonso pelo grupo "Os saltimbancos"

Há alguns anos disse a José Jorge Letria que gostaria de organizar um espectáculo com canções do Zeca Afonso.

Estou certo que ele reteve na memória este meu desejo e por isso me convidou para encenar esta peça. Sendo ele um amigo de longa data, um grande dramaturgo, e figura destacada da nossa cultura, senti-me muito honrado, e foi com entusiasmo e enorme prazer que meti mãos à obra.

Esta peça, para além de nos falar de Zeca Afonso, um dos maiores cantautores da canção política e da música popular portuguesa, faz também referência ao período conturbado da ditadura de Salazar e Caetano.

Fala-nos da falta de liberdade, da censura, da PIDE, da guerra colonial, dos que se opuseram ao regime através das canções, dos recitais de poesia, das sessões nos cineclubes e das peças de teatro. Dos que se exilaram, e dos que foram presos e enviados para as prisões de Caxias e Peniche, e para o Campo de Concentração do Tarrafal, também conhecido como campo da morte lenta.

Este espectáculo não é apenas uma homenagem a Zeca Afonso, mas a todos os que tiveram a coragem de erguer a sua voz e se opuseram ao regime deposto em 25 de Abril de 1974.

Recordar tudo isto, é não deixar que esquecimento nos apague a memória.

Benjamim Monteiro

Abril 2007

Contactos:
“Os Saltimbancos” Rua Angelina Vidal, 36-R/C, 1170-020 Lisboa. 968 099 698 e 914 132 418. Endereço electrónico: teatro.ossaltimbancos@gmail.com

some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2019 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes