Mensagem remetida pelo Presidente da Câmara Municipal de Machico, na Madeira, a propósito do 34º aniversário sobre o falecimento de José Afonso.

machico
Partilhamos a mensagem remetida pelo Sr Presidente da Câmara Municipal de Machico, na Madeira, a propósito do 34º aniversário sobre o falecimento de José Afonso.
Ilustres Membros da Associação José Afonso
Decorridos 34 anos do desaparecimento de José Afonso, Machico não esquece a passagem deste vulto da nossa cultura e da luta contra a ditadura pela nossa cidade, então vila, no ano de 1976, acompanhando Otelo Saraiva de Carvalho durante a campanha eleitoral para a primeira eleição presidencial. Daquele dia ficará para sempre registado, nos anais desta cidade e na memória do povo, um momento ímpar quando Zeca Afonso subiu à estátua de Tristão Vaz(Fundador da Capitania de Machico, a primeira dos descobrimentos) e à capela cantou a Grândola Vila Morena para a multidão que não arredou pé, apesar da electricidade ter sido desligada a mando das autoridades da época, em sinal de boicote ao candidato capitão de Abril. Zeca Afonso protagonizou aquele momento arrepiante e inesquecível, em nome da liberdade, da fraternidade e da tolerância.
Fica esta singela homenagem de gratidão e justo reconhecimento pela vida e obra daquele que foi um dos principais arautos da canção popular e da liberdade em Portugal.
Bem hajam, pela tarefa de preservar o património intemporal e a memória de José Afonso.
Machico, 23 de fevereiro de 2021
O Presidente da Câmara
(Ricardo Franco)
1919
5 partilhas
Gosto
Comentar
Partilhar
some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2021 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes