Joan Baez canta Zeca Afonso

 

Trinta anos depois daquela que durante muito tempo foi a sua única actuação em Portugal, no desaparecido pavilhão do Dramático de Cascais, a norte-americana Joan Baez brindou ontem Lisboa com um concerto que foi uma lição de História e uma viagem à América profunda numa espécie de recital que encheu o Coliseu dos Recreios com muita gente de cabelo branco. Já na noite de segunda-feira a cantora esgotara a Casa da Música do Porto.
A par das baladas dos anos 60 e 70, Baez aproveitou para mostrar o seu mais recente disco, ‘Day After Tomorrow’, de 2008, em que interpreta composições de Tom Waits e Elvis Costello.
Por vezes a solo, apenas e só com as tonalidades acústicas do seu violão, outras vezes acompanhada por uma banda em que sobressai o seu filho, Gabriel Harris, nas percussões, a cantora de 69 anos, que abriu o concerto com ‘The Lily of the West’, recuperou clássicos de Bob Dylan (‘Farewell Angelina’ e ‘Forever Young’) e de Leonard Cohen (‘Susanne’), que um Coliseu dos Recreios totalmente rendido aplaudiu. “Isto é uma canção que escrevi há 50 anos, numa altura em que se levava muito a sério a pesquisa da folk”, disse ao tocar a balada ‘Silver Digger’”
Já tinha cantado uma canção brasileira, mas mais para o final do concerto a norte-americana repetiu o que já fizera na Casa da Música e cantou ‘a capella’ a ‘Grândola Vila Morena’, numa homenagem ao 25 de Abril. O tema de Zeca Afonso, servido num português bastante aceitável, foi acompanhado por uma multidão entusiasta, sendo o ponto alto da actuação de quase duas horas da ‘primeira-dama’ da folk norte-americana.

 
Luis Figueiredo Silva | Correio da Manhã

some_text

1 Comentário para “Joan Baez canta Zeca Afonso”

  1. Estive lá ontem e comovi-me muitas vezes: quando Baez cantou Joe Hill, Farewell Angelina, Long Black Veil, Don´t think twice e, claro, o Grândola.

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2019 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes