Exposição "José Afonso e Coimbra" inaugurada hoje

Cartaz anunciando a exposição no espaço Ferrer Correia na Casa Municipal da Cultura de Coimbra

Jorge Cravo (organizador da exposição)
e Mário Nunes (vereador da Cultura)
no discurso de abertura

A assistência possível num mês de Agosto! Quinze pessoas!

Rui Pato e Jorge Cravo

Alguns dos EP’s expostos

Para além da confirmação de Rui Pato e João Afonso (irmão de José Afonso) fomos descobrir mais uma prova de que o álbum “Baladas e canções” é de 1964 e não de 1967 como alguns textos afirmam. Ao canto superior direito vemos a data com que a Emissora Nacional registou este disco: 4 de Junho de 1965. Impossível ter sido gravado em 1967, como afirmou Jorge Cravo. De uma vez por todas, a data do primeiro LP de José Afonso é 1964.

Coimbra: Casa da Cultura inaugura exposição dedicada ao período em que Zeca Afonso viveu na cidade
02.08.2007 Lusa

Discos, alguns dos quais raridades, fotografias e livros integram uma exposição patente a partir de hoje na Casa Municipal da Cultura dedicada ao período em que Zeca Afonso viveu na cidade.

A mostra, que pode ser visitada até 8 de Setembro, evoca sobretudo o período em que Zeca Afonso viveu na cidade, enquanto estudante do liceu e universitário e “como cantor, autor e compositor musicalmente ligado aos sons matricialmente identificáveis com a canção de Coimbra”.

Duas dezenas de discos de vinil — alguns dos quais exemplares únicos, como os primeiros que lançou pela editora Alvorada — integram os materiais expostos na Galeria Ferrer Correia da Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

Um conjunto de várias dezenas de fotografias ilustra o percurso do cantor em Coimbra, mostrando-o nas casas onde morou, nas repúblicas estudantis dos Kágados e do Prá-Kis-Tão, nos cafés Oásis e Montanha ou no Ateneu de Coimbra, alguns dos locais que frequentava.

Segundo o vereador da Cultura da Câmara de Coimbra, Mário Nunes, são também apresentadas imagens de diferentes actuações que o jovem Zeca Afonso realizou no país e de digressões ao estrangeiro, acompanhado por músicos como António Portugal, Luiz Goes, Pinho Brojo e Rui Pato, entre outros.

As fotos ilustram também, entre outros aspectos, o seu percurso académico no Liceu D. João III (actual Escola Secundária de José Falcão) e na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Histórico-Filosóficas, ou assistindo a jogos de futebol da Académica. “É o percurso fotográfico de Zeca Afonso desde menino até à morte, centrado no período em que viveu em Coimbra”, disse o autarca.

A exposição integra ainda livros com poemas de Zeca Afonso, as histórias de banda desenhada que costumava ler e um conjunto de obras sobre Sartre, tema da tese de licenciatura do compositor.

Zeca Afonso nasceu em Aveiro a 2 de Agosto de 1929 e morreu em Setúbal a 23 de Fevereiro de 1987, aos 57 anos de idade. Chegou a Coimbra em 1940 para frequentar o ensino liceal e, no ano lectivo de 1949/50, matriculou-se na Universidade de Coimbra, vindo a licenciar-se em Histórico-Filosóficas a 3 de Novembro de 1961.

some_text

3 Comentários para “Exposição "José Afonso e Coimbra" inaugurada hoje”

  1. É de certeza de 1964, pois eu já o tinha em 1965.

  2. É de certeza de 1964, pois eu já o tinha em 1965.

  3. É de certeza de 1964, pois eu já o tinha em 1965.

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2020 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes