Apresentação do livro ‘Exílios’

aja exilios_

O Núcleo da Associação José Afonso Região de Aveiro tem o prazer de promover a apresentação do livro “Exílios”, no próximo sábado, dia 14 de Maio, às 17 horas, na União de Freguesias Vera Cruz e Glória, Pólo Vera Cruz, Largo Capitão Maia Magalhães (junto aos Bombeiros Novos) em Aveiro.

Teremos a honra de ter connosco a  Professora Dra Heloísa Paulo, investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX – Universidade de Coimbra e Fernando Cardoso, Presidente da Associação de Exilados Políticos Portugueses – AEP61-74.

“(…) São vinte e dois autores que falam de exílios, clandestinidades, nomes de guerra, disfarces, incomunicabilidades, pensamentos estanques, vidas duplas e triplas, histórias de vida. O indizível, expõe-se.Foram anos difíceis, os do exílio. As histórias que se seguem, dão conta disso. Sem alardes heróicos, sem falsas modéstias. Histórias nuas e cruas de uma geração que não pactuou com o regime fascista nem com a guerra colonial.   Quem escreveu este livro, são homens e mulheres que participaram de forma activa neste universo, actuando nos territórios de exílio em coerência com a sua opção de recusar umas forças armadas, envolvidas na guerra colonial e, simultaneamente, junto das comunidades emigradas na Europa, denunciando a carácter fascista e colonialista do governo português.   As mulheres têm aqui um lugar especial. Não sendo naturalmente “desertoras” do exército, pautaram a sua condição de exiladas, numa escolha que foi sua, por uma intervenção militante muito próxima dos desertores e refractários. (…)  Foi uma geração que saiu, para voltar, com a ideia de poder derrubar um regime podre e repressivo, policial e agressor. Uma geração anti-militarista, nem sempre compreendida pelos militares que fizeram a revolução, para quem a deserção foi um assunto “tabu”. (…) 25 de Abril, sempre!”

Convidamos a todos/as a estarem presentes na apresentação de “Exílios” que nos desperta para um assunto que faz parte da nossa memória colectiva mas que ainda hoje é remetido para o silêncio.

O Núcleo da Associação José Afonso Região de Aveiro

some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2019 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes