Amigos maiores que o pensamento, sempre!

 

Descarregar manifesto final do projecto

 

DECLARAÇÃO DE ENCERRAMENTO

Em Julho de 2011 lançamos um desafio: em 2012 passam, respectivamente, 30 e 25 anos que Adriano Correia de Oliveira e José Afonso pegaram na trouxa e zarparam! Vamos celebrar estes AMIGOS MAIORES QUE O PENSAMENTO?
Depois de vários encontros, reuniões, conversas – tudo no mais amplo clima de liberdade – nasceu o Manifesto “ Tempos de Borrasca Invadem-nos a Alma” que recolheu 972 subscrições individuais e 177 ao nível de entidades.
O Blogue oficial deste projecto teve perto de 37 500 visitas e no seu “facebook” houve cerca de 1600 opiniões.
Por todo o país e estrangeiro multiplicaram-se iniciativas evocativas da obra e exemplo cívico do Adriano e do Zeca – mais de 90 directamente englobadas neste projecto – ou seja integrando o seu logótipo.
Tudo isto sem qualquer estrutura profissional provando que quando se quer “não há ventos que não prestam nem marés que não convenham”!
Hoje estamos aqui – como certamente poderíamos estar em qualquer outro sítio – a cumprir o assumido!
Este projecto chega ao fim porque foi desenhado para se estender, obviamente, APENAS, durante este ano.
Durante este ano de 2012, foram muitos os companheiros e companheiras que se juntaram a este projecto como muitas foram as entidades e organizações que a ele aderiram, criando e dinamizando inúmeros actos de intervenção cultural e cívica, momentos únicos de um querer fraterno e solidário de um mundo melhor. Ocupamos muitas praças da canção, estivemos nas ruas a gritar, geramos convergências na acção e mobilizámos vontades. Lembramos e cantamos, celebramos e divulgamos, evocamos e homenageamos Adriano e Zeca em tons maiores de colectivo.
Foi um tempo de cumplicidades. Convocamos as cantigas-hinos dos quais continuamos a precisar como o ar que respiramos para melhor falarmos dos nossos anseios e aspirações, para mais e melhor lutarmos por uma sociedade livre e verdadeiramente democrática.
Mas nada começou nem acabou aqui. O mandato da intervenção não se extinguiu e estamos certos de que cada um de nós vai continuar a trilhar os caminhos percorridos pelo Zeca e pelo Adriano.
Da seiva crescida neste projecto gostaríamos que nascessem futuras parcerias entre os seus subscritores de molde a que todo este mundo de conhecimento que foi aberto, não se perca!
Porque assumimos este legado de cidadania militante pelas causas da solidariedade e da liberdade, porque continuamos a acreditar que não é uma utopia a cidade sem muros nem ameias quando há sempre alguém que resiste, o Adriano, o Zeca e todos nós que nos envolvemos política e afectivamente neste projecto seremos sempre, nesta caminhada em tempos de borrasca, AMIGOS MAIORES QUE O PENSAMENTO!

PROJECTO “AMIGOS MAIORES QUE O PENSAMENTO”, 31.12.12

some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2017 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes