A emigração na AJA norte

Três documentários breves e distintos de GENTE do SALTO, noutros tempos e hoje sem SALTO.

João Teixeira Lopes, sociólogo que tem acompanhado o assunto, especialmente em França, deu oportunidade, a quem lá esteve, discorrendo sobre o assunto, também responder a questões colocadas, tentando dar a entender o fenómeno que não é de hoje. Se em tempos de miséria e depois da guerra houve esse grande fluxo migratório, continua hoje a ser um problema que no seu entender não vai ser exclusivo de Portugal, mas sim da Europa que criaram. É um mito dizer-se que vão os nossos melhores (os com canudo), uma vez que nos sectores de serviços mais básicos é muito maior a percentagem.
O desenraizamento vai, já é, ser um problema geral, se os que foram antes e mandavam divisas, acabaram a custo por seres aceites hipocritamente, faziam cá a casinha e tinham no pensamento voltar, hoje isso não acontece uma vez que cresceram por lá os filhos, tiveram netos, atingiram a idade da “retrete” e os filhos depressa dão por ela que fica mais caro manter as casinhas que por cá há, há já aldeias com enorme número de casas nessa situação. Há para todos os gostos, incluindo os temporários que para lá vão enquanto há uma obra, regressam e voltam novamente, acontece até que andam de país em país de acordo com a tarefas ocasionais e sazonais.
Os que partem hoje não pensam na sua maioria regressar, a não ser em férias, criam por lá uma situação que lhes agrada, vivem já com os gentios e siga que aqui é melhor. Note-se que estes já não terão a mesma cultura de grupo de antanho, as casas daqui e dali, comunicam pouco uns com os outros e adaptam-se à vida de cada país, não está no seu pensamento regressar.
Um assistente que por lá apareceu, filho de emigrantes que andaram por vários países colocou uma questão que o alarma. Quando ouço ou leio sobre a emigração nos dias de hoje arrepio-me, até posso compreender que os meus pais fossem obrigados a sair do país, fruto da miséria e espécie de vida sem o ser, mas que em democarcia me falem de emigração é uma vergonha e um desastre!

some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2019 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes