À conversa com Cecília Honório

À conversa com Cecília Honório, a partir do livro “Mulheres contra a Ditadura” da sua autoria, foi um momento de debate bastante participado por aquelas e aqueles que num sábado de sol optaram por se juntar a nós.
Evocar o Dia Internacional das Mulheres é uma posição politica, numa época em que se vive um retrocesso civilizacional nas várias áreas da cidadania, imposto pelas actuais politicas de austeridade, onde as mulheres sofrem duplamente:
– as diferenças salariais para lugares iguais aumentam entre homens e mulheres;
– aumenta a precariedade do emprego feminino;
– aumenta a taxa de feminização do desemprego e da pobreza;
– aumentam os casos de violência doméstica e os assassínios de mulheres…
Neste sentido, celebrar as lutas ganhas, em que muitas mulheres foram protagonistas, e, por outro lado, reivindicar os direitos que estão a ser colocados em causa, é (deveria ser) uma luta de todos nós.
Cecília Honório apresenta-nos mulheres que foram protagonistas na luta de oposição ao regime salazarista, no contexto do MUDJ, através do testemunhos das próprias, pretendendo com o seu trabalho dar voz a mulheres que historicamente continuam na sombra.
O nosso agradecimento a Cecília Honório por ter aceite o nosso convite e por nos ter proporcionado um espaço de discussão participado e interessante, à volta destas mulheres de luta, contra um regime de ditadura e a favor da paz, da igualdade de direitos entre classes, melhores condições de vida associadas ao amor conjugal, o direito a melhores condições de trabalho, o direito à educação,… como companheiras de luta e não como bandeiras, até às lutas de género que estão em causa Hoje.
O nosso agradecimento ao Presidente da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz pela cedência do auditório da Casa da Comunidade Sustentável, um excelente espaço, e também pela sua presença.
Também o nosso agradecimento à Livraria da Universidade de Aveiro por ter tornado possível a presença do que nos motivou para esta iniciativa, os livros “Mulheres contra a Ditadura”.
Ao Pedro Silva, como sempre o nosso obrigado… companheiro que se mantem na sombra, mas que torna o nosso trabalho mais visível.
A todas e todos os presentes, obrigado pela vossa participação.

O Núcleo da Associação José Afonso Região de Aveiro

some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2019 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes