75 anos de Adriano Correia de Oliveira

Cartaz_75Adriano(2)

75 ANOS DE ADRIANO – na AJA Lisboa, dia 9 de abril, às 16h00

Adriano Correia de Oliveira nasceu em 1942. Completaria 75 anos no próximo dia 9 de Abril. Infelizmente partiu cedo demais, aos 40 anos. Porém, perdura na nossa memória e nos nossos corações o imenso repertório de fados de Coimbra, trovas e canções a que a sua voz cristalina deu corpo.
Juntamente com José Afonso, foi um dos protagonistas da renovação da canção de Coimbra, que ficaria conhecida por “balada”, e uma das principais vozes da Resistência ao fascismo. Deu voz a vários poetas, como Manuel Alegre, António Gedeão, Manuel da Fonseca, Fernando Assis Pacheco ou Urbano Tavares Rodrigues. A canção “Trova do vento que passa”, poema de Manuel Alegre, prevalecerá como um dos símbolos da canção de intervenção e da luta pela Liberdade.
O grupo musical FOLHA SOLTA, criado recentemente no seio do núcleo AJA Lisboa, fará a sua estreia neste evento com repertório em torno da obra de Adriano Correia de Oliveira.
Esta homenagem a Adriano conta ainda com a participação especial de RUBEN DE CARVALHO, conhecido programador musical, jornalista, historiador, profundamente conhecedor da música popular portuguesa, em particular do período áureo da música de intervenção.

some_text

Deixe um comentário

Zeca (2)

QUEM SOMOS


disco

SER SÓCIO


LOJA


escritasdomaio

ESCOLAS


materiais

EXPOSIÇÕES

SUBSCREVER NOTÍCIAS


Categorias

Arquivo



RÁDIO AJA

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


© 2017 AJA. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by Gabfire Themes